CAMPANHAS

Vacina Secretaria da Saúde, oferece gratuitamente à população, até o dia 13 de maio, a vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado (20) o “Dia D” da campanha de vacinação contra gripe. Das 8h até as 17h, mais de 7 mil postos de vacinação estarão abertos em todo estado.

A campanha teve início nesta segunda-feira (15) e vai até o dia 26. O estado espera imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de pessoas.

Neste sábado, o atendimento será reforçado com postos volantes para acelerar o processo de imunização dos paulistas. Um esquema especial com 3 mil veículos, 33 ônibus e quatro barcos também foi montado para complementar o atendimento. No total, serão aproximadamente 42 mil profissionais da área da saúde envolvidos na ação.

Segundo a Secretaria de Saúde, há pouco mais de 3,8 milhões de pessoas a serem vacinadas na capital paulista e Grande São Paulo. A meta, durante a campanha, é imunizar pelo menos 80% (aproximadamente 3 milhões de pessoas) deste total.

A novidade para a campanha deste ano ficou por conta de um acréscimo na população alvo do projeto: agora, assim como idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde e doentes crônicos, as mulheres que deram à luz em até 45 dias e os presidiários também estão entre o grupo prioritário de vacinação.

Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina não provoca gripe. Ela é composta por pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.

Além de imunizar os cidadãos contra a gripe A H1N1, a mesma da pandemia de 2009, as vacinas também irão proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B.


Veja os endereços dos postos de saúde em todo o estado.



Campanha Contra Dengue 2013


campanha-contra-dengue-2013-300x201 – Tire suas Dúvidas Como a chegada mais uma vez do verão, mais uma vez vamos ficar atentos, e iniciar a Campanha Contra Dengue 2013. Com o intuito de contribuir com essa ação, o siteNotícias Mais vai divulgar algumas dúvidas sobre a dengue e seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Abaixo você encontrará uma série de perguntas e respostas que vão lhe auxiliar na prevenção dessa doença que tem matado centenas de pessoas em nosso país.

Sobre o Mosquito da Dengue

A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), que picam tanto durante o dia como à noite. Os transmissores, principalmente o Aedes aegypti, se reproduzem dentro ou nas proximidades de habitações, em recipientes onde se acumula água limpa (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas, etc.). A transmissão pelo Aedes albopictus não é comum porque o mosquito não costuma freqüentar o domicílio como o Aedes aegypti. O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa.

Como a Dengue é Transmitida

A fêmea do mosquito pica a pessoa infectada, mantém o vírus em sua saliva e o retransmite em novas picadas. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre nesta fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. O mosquito transmitirá o vírus em todas as picadas que realizar a partir dali.

Ambiente ideal para a propagação do Mosquito da Dengue

As fêmeas e os machos (que geralmente acompanham as fêmeas) ficam dentro das casas. A temperatura mais favorável para o desenvolvimento da larva é entre 25 a 30ºC. Abaixo e acima destas temperaturas o Aedes diminui sua atividade. Acima de 42ºC e abaixo de 5ºC ele morre. A cidade do Rio de Janeiro possui as condições propícias para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Temperatura e umidade relativa são primordiais para o desenvolvimento do mosquito e, principalmente, para manter os ovos viáveis mesmo fora d’água. Além de ser densamente povoada, é comum a cidade apresentar índices de 70% a 80% de umidade relativa do ar e temperaturas por volta de 25ºC, condições ideais para a multiplicação do vetor. Por isso, o combate de todos aos focos do vetor é muito importante. Vídeo sobre a Dengue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua Publicação Abaixo